Atalhos, Customização de Menus e Workspaces

 

 Nesse tutorial eu vou passar o conceito de workspaces, vou ensinar como adicionar atalhos a comandos e ferramentas e também como adicionar cor ou remover alguns  comandos que não utilizamos dos menus para assim destacar os comandos que utilizamos com frequência.

 

Atalhos:

 Primeiro vamos entender o seguinte, o Photoshop como todo software tem uma lista de atalhos para tornar mais prático e rápido o acesso a determinadas ferramentas e comandos. Até ai tudo bem, só que pelo fato do programa ter muitos recursos, a lista de atalhos é muito grande e às vezes é necessário editar alguns atalhos e também criar os nossos próprios para adaptar-nos.

Você pode adicionar e trocar o atalho de algum comando ou ferramenta de forma muito simples. Para isso vamos no menu ‘’Edit’’ e escolhemos o comando ‘’Keyboard Shortcuts’’. Abrirá uma janela onde você vai poder customizar os atalhos e menus. Por enquanto vamos ver a parte de atalhos, nessa guia você pode editar, adicionar ou remover os atalhos desejados. Na área ‘’Shortcuts For’’ você vai escolher uma das três áreas de atalhos, você tem atalhos para: menus de aplicação, que são atalhos para os comandos encontrados na barra de menus, menus dos painéis, acessados no ícone no canto superior direito em um painel e por último atalhos para ferramentas.

Para adicionar um atalho, por exemplo, para menu de aplicação, selecionamos menu de aplicação na área de ‘’Shortcuts For’’, escolhemos o seu menu de origem,  nesse caso eu vou adicionar um atalho ao comando ‘’Place’’, esse comando fica dentro do menu ‘’File’’, abro a guia ‘’File’’ e procuro o comando ‘’Place’’, clico na área de ‘’Shortcut’’ e uso o atalho, aqui vou usar o atalho ‘’shift+ctrl+p’’, clico em ‘’Accept’’ e o atalho foi adicionado. No meu caso eu usei um atalho que ainda não está em uso, se você escolher um atalho que já está sendo utilizado, o Photoshop vai lhe informar que esse atalho está sendo usado por outro comando ou ferramenta e se você decidir continuar mesmo assim o atalho será removido dessa ferramenta ou comando e será adicionado ao novo comando ou ferramenta que você escolheu.

Ainda na caixa de atalhos, você pode retornar etapas de atalhos adicionados usando o comando ‘’Undo’’. Você também tem a opção ‘’Sumarize’’ onde o  Photoshop vai abrir para você uma lista completa com todos os comandos,  ferramentas e seus respectivos atalhos. Por último ainda em atalhos você pode salvar um ‘’Set’’ novo com atalhos modificados. Ná área ‘’Set’’ você encontra opções como deletar um set, salvar as configurações atuais no set ou criar um novo set . Eu indico criar novos ‘’Sets’’ e nunca deletar o ‘’Set’’ original do programa. Assim você sempre vai ter um local para retornar caso alguma coisa de errado.

 

 

 

Janela de configuração de atalhos e menus guia de atalhos.

 

Customização de Menus:

Ainda nessa janela, mas mudando a guia para ‘’Menus’’, temos o segundo tema dessa aula, que é a customização de menus. Você já deve ter percebido que o Photoshop tem uma grande quantidade de  comandos nos seus menus, e isso acaba dificultando a vizualização de alguns desses comandos, uma saída para esse problema é a possiblidade de adicionar cor a determinados comandos que você utiliza com frequência e também remover alguns comandos que você não usa.

Na guia de ‘’Menus’’ podemos fazer isso. Assim como a guia de atalhos essa guia tem a opção de salvar, deletar e criar um novo ‘’Set’’. Eu indico as mesmas recomendações para atalhos. Nunca deletem o set básico do Photoshop ou salvem nele . Criem novos e façam suas experiências.

Podemos aplicar mudanças a menus de aplicações e também a menus de paineis. Para adicionar uma cor a um determinando comando, escolha o tipo de comando em ‘’Menu for’’, navege até o comando desejado a partir do seu respectivo menu, selecione o comando e na guia '’Color'' e selecione a cor desejada. Uma dica que dou é separar os comandos em grupos de cores pela sua importância e frequência de uso. Por exemplo: comandos muito usados em vermelho, usados mas com menos frequência azul... e por ai vai. Por último nessa parte você também pode alterar a visibilidade de determinandos comandos, reduzindo assim a lista de comandos de determinandos menus e facilitando o acesso a outros comandos mais importantes no seu trabalho. Para alterar a visibilidade é muito simples, basta clicar no ícone do olho na área de visibilidade, isso vai tornar o comando invisível quando você acessar o seu menu, porém se esse comando tiver um atalho você pode usá-lo para não precisar habilitá-lo novamente.

*OBS: alguns comandos não tem disponível a opção de remoção de visibilidade, e ao remover a visualização de algum comando quando você acessar o seu respectivo menu, você notará um novo comando para tornar visível todos os comandos daquele menu.

 

Janela de configuração de atalhos e menus guia de menus.

 

Menu com comandos customizados, comandos invisíveis e comando para visualizar todos os comandos

Workspaces:

E nosso último assunto nesse tutorial são as ‘’Workspaces’’, que são formas de salvar a organização de painéis no programa, além de atalhos e customização de menus.

Vamos entender isso na prática. Digamos que você trabalhe com pintura digital, nessa área as opções de cores, modos de mesclagem e opções de trabalho com pincéis são de uso continuo e fundamental, logo é interessante que você tenha acesso rápido e prático a essas opções. Para isso você pode: adicionar atalhos as ferramentas dessa área, destacar os comandos mais usados com cores e remover comandos que não têm uso nessa área e também organizar seus paineis baseado nas suas nescessidades. Depois de configurar tudo isso você pode salvar todas essas configurações em uma ‘’Workspace’’, assim quando você selecioná-la você terá todas essas configurações em um único lugar.

Ao trabalhar com uma ‘’Workspace’’ é possível, criar uma nova, ao clicar em ''New Workspace'' você irá adicionar um nome e escolher se deseja salvar nessa workspace atalhos e customização de menus. Você também pode resetar uma ‘’Workspace’’, para que essa volte ao seu estado salvo e por último você pode deletar uma workspace. Indico que você delete somente as suas e não as que já vem no programa.

*OBS: Não é possivel deletar a ‘’Workspace’’ que está em uso, selecione outra para poder deletar e lembro que todas as workspaces estão na área de workspaces do Photoshop como já vimos.

 

Workspaces e suas opções

Área de workspaces do Photoshop