Abrindo, Fechando e salvando arquivos no Photoshop:

 

Nessa aula ensinarei  como abrir um arquivo no Photoshop, seja ele uma simples imagem ou uma sequência de imagens. Também  vou falar das duas maneiras de como salvar um arquivo no Photoshop e apresentar a vocês alguns dos formatos mais comuns para imagens. E por último eu vou ensinar como fechar uma imagem no Photoshop ou várias imagens ao mesmo tempo para que você poupe bastante tempo.

 

Abrindo arquivos:

 

Para começar à forma tradicional, vá no menu ‘’File’’ e escolha o comando ‘’Open’’ ou utilize o atalho ‘’ctrl+o’’,  uma caixa de navegação abrirá, onde você vai procurar seu arquivo no seu computador, seja na área de trabalho ou nos documentos ou em outros locais. Uma dica muito útil é que se você souber o nome do arquivo, basta navegar até o local onde ele se encontra, digitar seu nome na caixa ‘’nome do arquivo’’ e clicar em abrir. Outra dica que também ajuda é se você tem muitos documentos no mesmo local onde o arquivo se encontra você pode limitar a exibição para somente arquivos com o mesmo formato do seu (por exemplo imagens JPEG), você habilita isso na caixa ‘’tipos de arquivos’’ . Altere também a visualização dos arquivos nessa caixa de navegação, você pode escolher listas ou miniaturas para ajudar a descobrir qual é o arquivo certo que você deseja abrir.

 

Se você deseja abrir um único arquivo basta selecioná-lo e clicar em abrir, se você quer abrir mais de uma imagem você pode selecionar mais de um arquivo pressionando ‘’ctrl’’ ou ‘’shift’’. ‘’Ctrl’’ seleciona de um em um arquivos que não estejam em sequência, ‘’shift’’ seleciona uma sequência de arquivos onde você seleciona o primeiro pressiona  ‘’shift’’ e seleciona o último.

 

Ainda nessa caixa de navegação, se você tiver uma sequência de arquivos que juntos formem um vídeo, ( os arquivos precisam ter o nome em sequência por exemplo: movie_01, movie_02) você pode importar uma sequência e formar uma animação. Para criar uma sequência com esses arquivos basta selecionar o primeiro,marcar a caixa ‘’ image sequence’’ e abrir.

 

Outra dica é se você não tiver nenhum arquivo aberto no Photoshop, você pode dar um duplo clique na área de visualização de tela e automaticamente ele vai abrir a caixa de navegação para buscar arquivos.

 

Você pode também arrastar os arquivos para dentro do programa, selecionando mais de um ele vai abrir os arquivos em documentos diferentes.

 

O Photoshop permite que você abra diversos arquivos sejam eles filmes, imagens, pdf’s, arquivos para internet, etc...

 

Caixa de navegação para abrir arquivos

Salvando alterações nos arquivos no Photoshop:

 

Existem duas maneiras de salvar modificações feitas a um arquivo no Photoshop. Uma delas é salvar a alteração feita no próprio arquivo, essa opção é indicada somente se você tiver total certeza que não deseja retornar ao arquivo original. Para salvar qualquer alteração a um arquivo basta ir no menu ‘’file’’ e escolher o comando ‘’save’’ ou usar o atalho ‘’ctrl+s’’.

 

*OBS: esse comando só fica disponível se a alteração feita no arquivo não fugir da estrutura do seu formato, por exemplo o Photoshop trabalha com ‘’camadas’’, essas camadas são compatíveis com o formato do Photoshop o ‘’PSD’’, já o formato padrão de imagem o JPEG não permite o trabalho com camadas, ou seja se você adicionar alguma camada a esse formato a opção de salvar no próprio documento automaticamente levará você para a opção ''salvar como'' onde você escolhe um local e um formato para criar uma nova versão dessa imagem. Automaticamente o Photoshop optará por salvar a nova imagem em PSD, caso você queria alterar o formato para JPEG, o programa vai comprimir o arquivo e as opções que não estarão mais disponíveis.

 

A segunda maneira de salvar uma alteração no arquivo, é salvando como um documento novo. Para salvar como um documento novo, basta ir no menu ‘’file’’ e escolher o comando ‘’ Save as’’, logo abrirá uma caixa de diálogo onde você escolherá um local, um nome e o formato para seu novo documento. Esse método é mais seguro, pois não grava alterações no documento original prevenindo assim que você o perca.

 

O Photoshop reconhece um grande número de formatos de arquivos, vou explicar aqui os mais usados:

 

JPEG: formato padrão de imagem para visualização em internet e uso em câmeras digitais. Esse formato é um formato universal sendo aceito em quase todos os programas que trabalham com imagens. É um arquivo comprimido, logo seu tamanho é reduzido em comparação por exemplo documento em PSD.

 

PSD: formato padrão do Photoshop, esse formato utiliza todas as características do programa, permitindo que você salve documentos com os mais variados ajustes, sejam camadas de ajustes ou até controles inteligentes. O arquivo tem um tamanho expandido em consideração aos outros formatos.

 

Gif: formato para estruturas de sites, animações pequenas e imagens reduzidas para internet. Esse formato é indicado se você deseja reduzir o tamanho de uma imagem, para internet tornando o site mais leve, se tornando mais rápido e evitando transtornos no carregamento de paginas muito pesadas. Esse formato aceita a opção de transparência.

 

Tiff: formato indicado para produção para impressão, esse formato pode ser descrito como uma variação do PSD pra exibição e execução em computadores sem o Photoshop ou outros aplicativos. Esse formato preserva desde camadas até artes vetoriais, assim você pode editar seu conteudo de forma não destrutiva. O Tiff também aceita a opção de transparência.

 

Dica: você pode saber se o estado atual da imagem está salvo ou não pela sua tab, se você observar um * indicado na tab do documento, isso indica que seu estado atual não está salvo.

 

Caixa de navegação para salvar arquivos

Tab indicando que o estado atual da imagem não foi salvo

Fechando arquivos no Photoshop:

 

Existem algumas maneiras de fechar  um arquivo no Photoshop, você pode fechar a sua tab, ir no menu ‘’file’’ e escolher o comando ‘’close’’ ou utilizar o atalho ‘’ctrl+w’’, lembrando que para fechar um arquivo você precisa salvar ou descartar as alterações.

 

Um recurso do Photoshop muito útil é o comando ''Close All'' que fecha todos os arquivos abertos no Photoshop de uma única vez, esse comando fica no menu ''File", também podemos usar o atalho ''Alt+Ctrl+W'', ao aplicar esse comando se todos os arquivos tiverem seu estado atual salvo, automaticamente irão de fechar.Já se algum arquivo não estiver salvo vai abrir uma caixa de aplicação perguntando se você deseja salvar as alterações desse arquivo ou descartá-las. Nessa caixa você vai observar a opção de aplicar a mesma ação para todos os arquivos. Esse comando se torna muito prático se todos os arquivos tiverem suas estrutura de formatos preservados (por exemplo uma imagem JPEG sem alterações que mudem seu formato) assim aplicando automaticamente o comando. Se alguma estrutura for alterada automaticamente irá se abrir a caixa de ''save as''  onde você vai salvar seu arquivo no formato que desejar e poderá continuar. Claro que isso torna o processo mais lento.

 

Caixa de aplicações para fechar arquivos